Slide background

Retinopatia Diabética é o nome que se dá as complicações que a Diabete Melitus pode trazer para a Retina. Qualquer paciente portador de Diabete tipo I ou II pode, em algum momento, começar a apresentar estas complicações mesmo que de forma assintomática e mesmo que mantenham sua Diabete bem controlada.

Sabe-se que o rigoroso controle da Diabete é a melhor forma de minimizar os riscos da Retinopatia Diabética, porém, não necessariamente é suficiente para evitá-la por completo.

A Retinopatia Diabética caracteriza-se, principalmente por alterações dos microvasos sanguíneos que nutrem de sangue nossa retina.

Inicialmente podem aparecer micro aneurismas, micro hemorragias e vazamentos das gorduras sanguíneas para dentro da retina. Nas fases mais avançadas há déficit de fluxo de sangue (Isquemias) para partes da Retina, principalmente áreas mais periféricas, e edema, principalmente na parte mais central (Mácula).

Vasos anormais se formam sobre a Retina e para dentro do Vítreo como uma tentativa natural do organismo compensar os vasos obstruídos, porém estes novos vasos, chamados de NEOVASOS, tendem a se romper e causar novas e mais severas hemorragias e DESCOLAMENTO DA RETINA.
Exames como a Angiografia Fluorescente e OCT são muito importantes para avaliação mais precisa da gravidade da situação.

Nos casos em que há necessidade de intervenção médica, a Fotocoagulação com Laser ainda é a maior aliada para controlar os casos mais severos de Retinopatia Diabética.

A melhor conduta é a prevenção através de consultas periódicas ao oftalmologista.

Solicite uma avaliação:

Entre em Contato

Localização e contatos

telefonegrande

CRISTAL TOWER
Av. Diário de Notícias, 200
Conjunto 1806
Barra Shopping Sul
Cep: 90810-080

++ (55)

(51) 3024.8333
(51) 3024.6070
(51) 9336.7898

contato@clinicainfocus.com.br