Slide background

enxergar para perto (ler livros, ler o cardápio em um restaurante, enxergar o visor do celular...).

A acomodação é possível pela modificação no formato do cristalino, lente orgânica que possuímos e que tem por função fazer o foco da imagem incidir sobre a retina no findo do olho.

A perda gradual desta acomodação acontece de forma natural com o passar dos anos, isto explica porque mesmo pacientes que nunca usaram óculos passam a usar óculos para perto ao redor dos 40 anos de idade, época em que ler de perto fica difícil e causa desconforto, o paciente usa manobras como afastar dos olhos os objetos (jornais ou revistas, por exemplo) para conseguir nitidez.

O tratamento da presbiopia tradicionalmente baseava-se na prescrição de óculos para perto ou óculos para longe e perto na mesma lente (bifocais ou multifocais) naqueles pacientes que tinham grau para longe também.

As outras opções não cirúrgicas incluem o uso de lentes de contato multifocais ou ainda lentes de contato em monovisão – ajustando um olho para longe e outro para perto. A monovisão permite independência dos óculos, mas seu uso é mais bem tolerado em atividades sociais (festas, leitura do celular, leitura de um cardápio em um restaurante, etc.), mas pode causar desconforto para leituras prolongadas de livros por exemplo. A facilidade de adaptação 'a monovisão varia muito entre os pacientes, mas os resultados são geralmente muito bons.

Dentre as opções cirúrgicas, podemos citar as cirurgias corneanas e as cirurgias intraoculares com implantes de lentes.

A cirurgia corneana consiste no uso do laser para moldar a córnea e criar uma "córnea multifocal" (técnica nova) ou para criar uma monovisão - corrigindo apenas um olho no caso de miopia bilateral e deixando o outro olho míope ou com correção parcial -, o que possibilitará enxergar para perto e longe. As cirurgias corneanas são realizadas com Excimer laser e podem ser associadas com laser de fentosegundo – nova tecnologia que está revolucionando as cirurgias corneanas por trazer maior precisão e menores riscos.

Outra alternativa de cirurgia corneana consiste no implante de uma lente no interior da córnea ("Corneal Inlay"), posicionada na região central da córnea, no eixo visual, esta lentícula permite visão mais nítida que a monovisão para perto e para distancias intermediárias ; cirurgia indicada em présbitas jovens, já que estes não são bons candidatos à cirurgia intraocular.

A cirurgia intraocular consiste na retirada do cristalino com a técnica de facoemulsificação - cirurgia moderna com microincisão inferior a 3 mm e que não requer pontos – com implante de lentes intraoculares multifocais ou pseudoacomodativas. Estas lentes são chamadas "lentes premium", acrílicas, produzidas a partir de material inerte que não causa rejeição ou reação inflamatória no pós-operatório, adaptando-se muito bem aos tecidos oculares e apresentado excelente estabilidade na fixação.

Entre em Contato

Localização e contatos

telefonegrande

CRISTAL TOWER
Av. Diário de Notícias, 200
Conjunto 1806
Barra Shopping Sul
Cep: 90810-080

++ (55)

(51) 3024.8333
(51) 3024.6070
(51) 9336.7898

contato@clinicainfocus.com.br