Slide background

A cirurgia chamada Refrativa para correção de grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo é realizada normalmente com laser do tipo Excimer Laser e tem como finalidade remodelar a córnea de forma precisa corrigindo o grau. O paciente necessita ser avaliado com consulta minuciosa e através de exames complementares como Topografia e Paquimetria Corneana para definição precisa das características oculares de cada paciente, assim como seu histórico pregresso.

A cirurgia para correção de grau com Excimer Laser é realizada de forma ambulatorial, sob anestesia tópica – somente com colírio anestésico – e dura cerca de 10 a 15 minutos. Esta pode ser realizada com as técnicas de LASIK ou PRK, sendo ambas extremamente eficientes e precisas. A escolha da técnica (Lasik ou PRK) dependerá da avaliação pré-operatória realizada pelo cirurgião - através do exame ocular e dos exames complementares - e do acordo com seu paciente, para poderem juntos optar pela melhor técnica para cada caso individualmente. Abaixo descrevemos sucintamente as duas técnicas mais usadas:

Lasik – procedimento feito com anestesia local – colírios anestésicos -, o cirurgião cria um "flap" (levanta fina camada da córnea - ver imagem) na córnea e, com uso do excimer laser, realiza um remodelamento da córnea aplica o laser sobre o leito corneano e mudando a curvatura corneana, tornando-se mais plana na correção da miopia, mais curva na correção da hipermetropia e mais esférica na correção do astigmatismo. Após a aplicação do laser, o flap é reposicionado, sem necessidade de pontos. Como o laser e´ aplicado abaixo do flap, haverá menor superfície a ser cicatrizada, menor embaçamento visual e menos desconforto no pós-operatório. O Lasik é uma técnica avançada que possibilita uma cirurgia rápida e indolor ; pode ser usada para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. A correção do astigmatismo será realizada no mesmo ato cirúrgico quando este estiver associado à miopia ou à hipermetropia.

O flap descrito acima pode ser feito de forma mecânica com o uso de um microcerátomo - aparelho que usa uma lamina para fazer o corte da córnea e levantar o flap (ver figura acima) – ou ainda com o uso de laser de femtosegundo, técnica mais moderna atualmente que permite confeccionar o flap com laser, sem laminas, conferindo maior precisão e maior segurança 'a cirurgia e possibilitando uma cirurgia 100% a laser onde o cirurgião executa exatamente o tratamento planejado. O flap feito com laser de femtosegundo (figura 1) apresenta vantagens: pode ser feito mais fino e uniforme (preservando mais córnea), o leito da córnea fica mais regular, flap com bordas bem delimitadas conferindo maior estabilidade e maior aderência ao leito corneano, maior precisão na correção do grau e recuperação visual mais rápida. Por ser uma cirurgia ambulatorial e com anestesia local, o paciente receberá alta imediatamente após a cirurgia.

PRK - procedimento feito com anestesia local – colírios anestésicos -, o cirurgião retira o epitélio da córnea – fina camada de células que recobre a córnea – e aplica o laser fazendo o remodelamento da córnea, tornando-a mais plana na correção da miopia, mais curva na correção da hipermetropia e mais esférica na correção do astigmatismo. Após a aplicação do laser , o cirurgião coloca sobre a córnea uma lente de contato terapêutica, a qual será retirada em 3 a 4 dias. Por ser uma cirurgia ambulatorial e com anestesia local, o paciente receberá alta imediatamente após a cirurgia.

Os avanços recentes em equipamentos possibilitam ainda um refinamento da cirurgia refrativa, alcançando resultados ainda melhores com a cirurgia refrativa personalizada. Os defeitos refrativos chamados miopia, hipermetropia e astigmatismo são os mais comuns, porém, o olho humano pode apresentar aberrações de alta ordem, nome dado a alterações muito sutis da refração do olho que podem ser medidas por um aparelho chamado aberrômetro, e o tratamento destas aberrações será realizado no mesmo tempo em que corrigimos a miopia por exemplo, apenas modificando a programação do laser para que ele automaticamente corrija todas as imperfeições da córnea; a cirurgia refrativa personalizada permite visão mais nítida no pós-operatório.

O pós-operatório geralmente não causa dor, mas requer uso de medicações em gotas (colírios) contendo antibióticos e antiinflamatórios para profilaxia, ou seja, para evitar o risco de complicações. Graus muito altos podem necessitar de outros tipos de procedimentos como implantes de lentes intraoculares especiais como as lentes de Artisan.
A nitidez da visão pode oscilar nos primeiros dias após a cirurgia, atingindo progressiva melhora e estabilização no decorrer dos dias subsequentes. As cirurgias refrativas atingiram alta previsibilidade e segurança com os equipamentos de laser mais modernos, trazendo excelentes resultados para os pacientes e com melhora na qualidade de vida para atividades de lazer, esporte e trabalho.

Cirurgia Refrativa:

mio

Equipamentos:

las1
las2
las3

Solicite uma avaliação:

Entre em Contato

Localização e contatos

telefonegrande

CRISTAL TOWER
Av. Diário de Notícias, 200
Conjunto 1806
Barra Shopping Sul
Cep: 90810-080

++ (55)

(51) 3024.8333
(51) 3024.6070
(51) 9336.7898

contato@clinicainfocus.com.br