Os recentes avanços nas lentes intra-oculares nos permitem hoje oferecer aos pacientes uma alternativa para livrar-se dos óculos para longe e para perto; são lentes que, após implantadas fornecem imagens para longe e perto – lentes intra-oculares multifocais ou pseudoacomodativas -, sua adaptação é diferente da adaptação com óculos multifocais. A cirurgia com lente intra-ocular é realizada sob anestesia local, não causa dor, não necessita internação e a recuperação visual é geralmente muito rápida, permitindo retorno rápido do paciente a suas atividades rotineiras, seja de trabalho ou lazer. A cirurgia consiste na retirada do cristalino seguida pelo implante de uma lente Intra-ocular multifocal, dobrável e feita de um tipo de acrílico especial, inerte, ou seja, não há possibilidade de rejeição ao implante.
Além da lente Intra-ocular, outras possibilidades cirúrgicas existem para correção da presbiopia como a correção com laser – excimer laser -, modalidade em que a córnea é moldada com laser, criando o efeito de uma "córnea multifocal" e este tratamento será mais indicado para présbitas jovens.
Existe ainda uma outra alternativa cirúrgica que é o implante de uma lente na córnea, porém esta abordagem é pouco realizada no Brasil porque a lente mais utilizada para este fim ainda não foi liberada para uso no Brasil, vem sendo usada com bons resultados nos Estados Unidos e vários países da Europa.
Presbiopia:

